sábado, junho 04, 2011

Joaquim Marques > Rosa Prendada




ROSA PRENDADA

© Joaquim Marques


Esse jardim gigante com que sonhas...
Plantar no céu, eu pretendi;
Para que em êxtase pudesses contemplar,
Não só...
As mais belas e odoríferas flores...
Mas, em eternas... Primaveras,
Poderes ter-me sempre junto a ti.
Ao pedido a Deus, feito por mim,
Não tardou a resposta,
Que dizia assim:
Meu filho: no céu, Te darei tudo aquilo
Que mereceres
Mas tu, vives no éden.
Paraíso... Onde poderás cultivar quantos
Jardins quiseres...
Precisas só acreditar, e teres fé
Para venceres!
Acreditei, sem vacilar, no que Deus me
Transmitiu.
Os jardins do meu passado
Onde já só flores murchas existiam...
Tudo abandonei.
Porque num lugar paradisíaco...
Encontrei
O sítio certo, para construir meu canteiro...
Onde, hoje, cultivo as mais variegadas flores.
Mas... apenas por uma, sinto predilecção.
É uma rosa vermelha, aveludada...
Tão querida...
Que, no amanhecer de cada Primavera,
Aparece coberta de rocio...
Resquício duma noite fria.
À medida que o sol vai aquecendo a Terra,
De cada pétala dessa rosa
Vão escorrendo, suavemente,
As gotas desse rocio...
Que, mais parecem lágrimas
De alguém... Carente de amor.
Esse amor... Sempre o terás
Minha rosa aveludada!...
Não careças de amor!
Porque eu sou teu jardineiro...
Por mim serás cuidada...
Como
A rosa mais prendada!

Portugal
2006

Nenhum comentário: