quarta-feira, dezembro 21, 2011



CONTRASTE DE IMAGENS

© Joaquim Marques



Jesus, sei que está próxima a data do teu nascimento.
ÉS, O Aniversariante!
É dia de festa! É Natal na Terra, porque renasces
todos os anos para alegria de todos nós.
Sempre me ensinaram desde criança, 
que vieste ao mundo para conviver com os homens,
por eles sofrer e por eles morrer, pregado numa cruz. 
 Tu, foste o enviado de Deus, meu Jesus, para redimir
nossos pecados... Para seres a nossa salvação!
Sempre que chega o Natal
tanta gente fala do bem, mas passa o ano
a praticar o mal.
Eu já nem sei que dizer-te Senhor,
porque afinal,
outros poetas já disseram tanta coisa...
 sobre Ti Jesus,
que eu fiquei evaziado, do vazio
que existe dentro de mim, neste Natal...
No mundo conturbado em que vivemos,
 o que fizeram os homens, Senhor,
para Te merecerem?
Simplemente... Nada!
Perdoa-me e ajuda-me a fazer o contraste
dessas duas imagens que nesta mensagem postei.
Vê meu Jesus, o que os homens fizeram
à tua candura...
 Transformando-a nessa carinha de amargura!
Olha, nesses olhinhos, fontes de água pura,
donde rolam lágrimas de ternura...
Que, talvez, sirvam para molhar a boca
da imensa secura!
Não Te peço nada para mim Senhor,
além de Saúde e Paz!
Mas, neste contraste de imagens com 
que comecei esta mensagem
queria pedir a Tua ajuda, Meu Jesus,
para que no dia do Teu aniversário
limpasses, com o pano que te serviu
de sudário,
 as lágrimas que rolam como
pérolas vindas dum sacrário,
pelos rostos de tanta criança
que, nascidas à tua semelhança,
são o corolário
 duma  cruz...

PORTUGAL
2011

Nenhum comentário: