sexta-feira, janeiro 27, 2012

LITERATURA CAMPINAS >SINOPSES > Bié O Prosador> Gabriel Araujo dos Santos


SINOPSES:  “O Vô, suas histórias e brincadeiras”.                        

No dia da formação na universidade as netas Isabella e Natália recebem a visita do Vô Natalino, de quem ganham um presente inusitado. É quando, juntando fiapos de lembranças idas, voltam no tempo e viram meninas, numa convivência terna e emocionante com o avô, cujas narrativas e brincadeiras deixaram marcas profundas em suas vidas, e, por isso mesmo, apesar da correria do momento, como sempre, atentam para mais uma de suas prosas, ternas e singelas.


CANDINHO E SUAS HISTÓRIAS
- O Menino e a Fauna, a Flora e a Fantasia.
Candinho, menino ainda, toma-se de amor por Cecília, menina moça preste a entrar para o convento da Ordem das Irmãs Vicentinas. No encalço de sua amada, a caminhada é interrompida. Ao mirar as águas de um riacho, divisa inúmeros rostos, os rostos da bem amada. Começa aí o diálogo com as flores do brejal, e tornam-se amigos, amizade interrompida quando tem a posse de uma moeda pela paga de uma tarefa  por ordem do prefeito do lugarejo, o espírito confuso entre o ser e o ter. O próximo diálogo é com Calu, que o chama à singeleza da vida, levando-o a reencontrar a paz.

         A FAROFA PARA O ANO NOVO.
                       
Veja como a fome leva as pessoas a se desviarem de seus valores. É o caso de Candinho, tão pesaroso se sentia com o destino do Bolinha, o tatu aprisionado pelo seu amigo Zezé. A luta entre o Bem e o Mal, a barriga vazia acabando por dominar a razão. Na ordem natural das coisas a natureza impera, o que se pode confirmar no inesperado desfecho desta singela e emocionante história.


POLICARPO

Nunca se viu um bichinho tão falante e inteligente como o papagaio Policarpo, que logo ganhou a admiração da criançada. Menos de Buteia. E de Marca Sol, apelido do sacristão Macabeu, que às escondidas arma uma cilada à falante e simpática ave. Uma história prazerosa e final carregado de muita emoção.

Nenhum comentário: